MIRANTE2010

MIRANTE2010 é um documentário sobre o audiovisual contemporâneo do Vale do Paraíba.

A proposta é reunir realizadores de audiovisual para um debate sobre a produção contemporânea e suas dificuldades e interesses. Assim, teremos novas referências para a identidade do nosso audiovisual levando em conta suas diversas expressões.

Sendo assim, a Coágulo Filmes convoca os colegas de profissão interessados em participar e apoiar esta produção!

Baixe a Ficha de inscrição através do link abaixo:

http://www.megaupload.com/?d=YHY5XGFO

Preencha-a e envie para coagulofilmes150@gmail.com

Abraços fortes!
Fábio Monteiro

quinta-feira, 4 de março de 2010

visões do documentário

Esta produção começa com duas referências: Eduardo Coutinho e Wim Wenders. Deles, entre outras coisas, levamos em conta a constante rarefação da linguagem documental.

O que nos interessa em Coutinho é que ele, em alguma medida, sempre se preocupou em trazer ao nível da narrativa os conflitos, as crises permanentes entre a representação e a factualidade dos seus encontros. Em outras palavras, este "velho cineasta" documentarista sempre se preocupou com as tendências do documentário, e por isso, mesmo "velho", hoje ainda é vanguarda, no sentido que propõe as direções futuras.

O outro, alemão, sempre transitou entre a ficção e o doc. Mas seus docs foram resultados de outras crises, estas mais ligadas às questões de mercado e às faltas de investimento em suas produções. De qualquer forma, nos hiatos de suas ficções, ele recorreu ao doc para registrar seus ícones, Nick Ray, Yasujiro Ozu entre outros do ano de Cannes de 1982. Documentário, para Wenders, é entropia, é tempo de depuração, de matéria-prima; é momento de recriação e atualização da linguagem audiovisual. Seus documentários são o leitmotiv de sua filmografia.

Assim, Coutinho e Wenders nos caem bem como referências de produção: tanto pela graus diegéticos, quanto pela postura profissional. São estas "visões do documentário" que trazemos para o mirante2010.

*

Os temas entre aspas são extraídos da produção "Visões do Documentário" da carioca Matizar. Pra conferir estas impecáveis aulas de doc, é só acessar a barra de vídeo ao lado.

Abraços,
Fábio Monteiro

Sem comentários:

Enviar um comentário